Curiosidades


VOCÊ CONHECE SUA CÂMERA OU LENTE POR DENTRO? 









A AGFA-Gevaert N.V. (Agfa) é uma empresa multinacional belga que desenvolve, produz e distribui produtos e sistemas digitais, assim como analógicos, na área de processamento e reprodução de imagens. A empresa é basicamente dividia em 2 áreas: healthcare (saúde) e gráfica. A empresa oferece também produtos para a área cinematográfica. A AGFA foi durante décadas um dos maiores fabricantes europeus de filmes fotográficos, ficando atrás somente dos seus maiores concorrentes: Kodak e Fujifilm. Em 2004 a AGFA vendeu a sua divisão fotográfica, que apesar de ser o seu carro forte, estava insustentável. O foco das atividades AGFA ficou sendo: produtos para área gráfica e healthcare.








A Contax II foi lançada em 1936 e foi o sucessor da Contax eu . Foi a primeira câmera com um telêmetro e visor combinados em uma única janela. O projetista-chefe era Hubert Nerwin .O Nettax era para ser uma alternativa mais barata, que era um derivado do Super Nettel com um corpo rígido lentes intercambiáveis ​​com uma baioneta específica e uma gama muito limitada de lentes. A Contax foi a impressionante resposta Zeiss à popularidade e demanda para a câmera de 35mm Leica. Essa exigência de de 35mm de alta qualidade tornando ferramentas foi baseada em portabilidade e da crescente disponibilidade de 35mm filme, embalados em bobinas e comercializadas para amador, bem como fotógrafos profissionais. A Contax se tornou a "primeira escolha" entre a comunidade profissional, enquanto a Leica foi considerada mais a escolha para amadores endinheirados e praticantes de uma inclinação mais artística. Por exemplo: Robert Capa no primeiro acampamento e Alexander Rodchenko, no segundo.Zeiss continuou seguindo sua filosofia de projetar e construir câmeras e equipamentos científicos para os mais altos padrões, com total confiabilidade e o melhor desempenho óptico. As lentes Zeiss do dia foram muito superiores a todos os seus concorrentes e ainda desfrutar de um público fiel entre os aficionados de lentes. A cinco centímetros F1.5 Sonnar ainda é considerada uma das melhores lentes já produzidos para o formato de filme 35mm. Além Zeiss rapidamente comercializada uma grande variedade de acessórios e ferramentas adicionais que formou o mais extenso sistema de câmera do 1930,1940 e início de 1950. ( Fonte: Wikipédia  original texto traduzido)








Smena ( russo : Смена) é uma camera de baixo custo de filme 35 milímetros fabricadas na União Soviética pela LOMO fábrica 1953-1991. Estas câmeras foram projetadas para ser acessível ao público, feito de baquelite ou de plástico preto para os modelos mais recentes,  totalmente manual. Mesmo enrolamento do filme é separada do armamento do obturador.Nos anos 60 e 70 foram exportados pelo conglomerado de exportação era soviética Mashpriborintorg ( Russo .: Машприборинторг)  empresa austríaca Lomographishe  AG agora promove Smenas, como distribuidor exclusivo em acordo com LOMO PLC.














Inacreditável !!!! O fotógrafo Markus Thompson encontrou uma câmera Canon EOS 1000D que pertencia a um bombeiro Canadense no fundo do oceano pacifico, na região de Vancouver e decidiu procurar o dono do equipamento através do Google+, rede social do Google. Apesar de câmera ter passado mais um ano debaixo d'-água, as imagens contidas no cartão de memória  " cerca de 50 fotos "puderam ser recuperadas. Fonte : Jornal Inglês  "Daily Mail".

                                                            "É BOA ESSA CANON "






Mais um recorde foi quebrado em um leilão de apenas 4 minutos conseguiu vender uma Leica 0 série n°116 por nada mais nada menos que 1,8 milhões de Euros. Somando os impostos devidos pela compra, a câmera custou só 2,16 milhões de Euros. Para quem não participa desse mundo de colecionadores, fica até difícil entender como uma câmera mecânica pode valer tanto dinheiro. Além de ter sido fabricada pela Leica ,esta série é uma edição muito especial e rara. Foram fabricadas em 1923 e apenas 25 unidades foram produzidas. Dessas 25, apenas 12 existem no mundo atualmente. Percebemos que a Leica desde seu início aposta em edições especiais de suas câmeras. No lançamento são caras, mas depois de 80 anos o investimento se torna milionário. Pensando bem é uma boa opção de investimento , melhor que comprar imóveis pois a valorização dessas relíquias são absurdamente maior !!!












Henri Cartier-Bresson, um dos fotógrafos mais significativos do século XX, inclusive intitulado por muitos profissionais como o pai do fotojornalismo, nasceu em  Chanteloup, no distrito de Seine-et-Marne, na França, no dia 22 de agosto de 1908. Ele integrava uma próspera família do ramo têxtil e, quando ainda era um menino, recebeu um presente que marcaria seu futuro profissional, uma máquina fotográfica Box Brownie.Não demorou muito para que ele ficasse fixado no universo imagético; seu próximo passo foi testar uma câmera de filme 35mm. Apaixonado pelo mundo das imagens, ele também praticava a pintura, chegando a cursar artes em um estúdio parisiense; sua importância é tamanha que, no campo da fotografia, ele é visto como Picasso o é nas Artes Plásticas.
O fotógrafo foi muito inspirado pela produção fotográfica do húngaro André Kertész; por sua vez, teve também inúmeros discípulos, entre eles Robert Doisneau, Willy Ronis e Edouard Boubat. Ele foi um profissional de alto nivel no jornalismo, mas se tornou famoso retratando eventos do dia-a-dia no intervalo que se estende de 1930 a 1960. Tecnicamente seus trabalhos não são considerados perfeitos, mas são inegavelmente belos e genuínos.Ao retornar de uma viagem a África, depois de contrair uma enfermidade, Bresson passou pelo município de Marselha e, nesta ocasião, em 1931, ele teve de fato a certeza de que a fotografia seria seu destino, ao contemplar uma foto tirada pelo húngaro Martin Munkacsi, a qual revelava três jovens negros correndo rumo ao mar, no Congo.Logo depois do final da guerra, em 1947, Bresson criou a famosa agência fotográfica Magnum, em parceria com Bill Vandivert, Robert Capa, George Rodger e David Seymour. Suas produções, neste momento, se tornam mais requintadas. Ele publica fotos célebres nas revistas Life, Vogue e Harper’s Bazaar, percorrendo, a trabalho destes veículos, boa parte do Planeta.Passando pelo continente europeu, pela América do Norte, Índia, China, Indonésia, e tantos outros pontos do globo, ele registra imagens únicas da morte de Gandhi, da estruturação da República Popular da China, dos conflitos em nome da autonomia na Indonésia, entre outras tantas.Bresson é o fotógrafo europeu pioneiro na revelação do cotidiano na Rússia em pleno regime comunista, com autorização oficial para tanto, em 1954, depois da morte de Stalin. Cinco anos após este feito ele registra o décimo aniversário da Revolução Popular Chinesa, transitando pelas vias de Pequim.A partir de 1974 o mestre da fotografia se dedicou ao desenho e ao intuito de mostrar suas obras. Sua produção fotográfica transpira verdade, uma vez que ele acredita que a câmera pode traduzir o mundo real em imagens, flagrando-as em suas manifestações mais espontâneas; daí ele ter uma profunda aversão por fotos artificiais, editadas conforme o desejo de quem foi retratado ou do público consumidor. Consigo, ele traz somente uma antiga Leica, com uma objetiva de 50mm, e filmes preto& branco, pois não tem afinidade alguma com implementos fotográficos mais intrincados. Bresson cria, em 2000, uma fundação à qual empresta seu nome. Ele morre em dois de agosto de 2004, aos 95 anos, na Provença, em seu país natal. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Cartier-Bresson )







Rolleiflex é o nome de uma famosa, duradoura e diversificada linha de câmeras fotográficas para uso profissional fabricadas pela empresa alemã Franke & Heidecke, hoje denominada Rollei GmbH. O nome Rolleiflex é mais comumente usado para se referir à linha principal das máquinas fotográficas de formato reflex ou TLR (Twin Lens Reflex ou paraflex ) lentes reflexivas gêmeas, que trabalham com duas lentes, sendo a superior para refletir a imagem visada num vidro fosco, com o objetivo de enquadramento, e a inferior para captação da imagem) que se utilizavam de filme de tamanho 120, gerando negativos (ou diapositivos) com imagens de 6x6 cm. A empresa também fabricou câmeras para uso amador, as Rolleicord, que estiveram disponíveis por várias décadas. Posteriormente, a Rollei lançou uma grande variedade de outras câmeras reflex e SLR (Single Lens Reflex ou lente reflexiva simples) onde a visada do objeto é feita através da própria lente que imprime o filme  utilizando filmes de pequeno formato (35 mm) e câmeras digitais. A linha de produção Rolleiflex destinava-se exclusivamente ao fotógrafo profissional. As câmeras Rolleiflex TLR foram consideradas notáveis pelo seu tamanho compacto, peso reduzido, ótica superior e visores muito nítidos. Um engenhoso espelho cônico permitia que a imagem da lente de visualização (lente superior) fosse vista em tamanho menor sem perda de enquadramento, o que permitia a redução de peso e do tamanho do equipamento. As lentes de alta qualidade, fabricadas pela Zeiss e Schneider diferenciavam a Rolleiflex TLR de suas principais competidoras. O mecanismo de avanço do filme era robusto e muito bem projetado, fazendo com que o carregamento e avanço do filme fosse rápido e semiautomático. O grande número de acessórios disponíveis fazia dessas câmeras um completo sistema de fotografia, permitindo closes, adicionando filtros e tripés de conexão rápida. Alguns fotógrafos de arte ainda usam essas câmeras Rolleiflex TLR com filmes em preto e branco e as lentes modernas f2.8 e f3.5. As Rolleiflex TLRs modernas ainda estão sendo fabricadas; as lentes disponíveis incluem as de 50mm, 80mm, and 135mm. Essas câmeras fotográficas se tornaram itens de colecionador, especialmente no Japão.













Câmera Holga, projetada por T.M. Lee, foi produzida inicialmente em 1982 na China.O sucesso da Holga se deu graças à popularização das toy-cameras e da fotografia lo-fi no Ocidente, sendo vendidas mais de meio-milhão de unidades em 20 anos em mais de 30 países. Sendo considerada a sucessora da câmera Diana, a Holga mantém a estética lo-fi, utilizando lentes e corpo de plástico. As lentes de plástico causam distorções nas fotos, criando um efeito de "sonho", que tem sido muito procurado por fotógrafos de arte, amantes da fotografia e entusiastas em geral. Esse efeito é causado pela má qualidade das lentes e por serem em uma única peça, diferente da maioria das câmeras. Outro efeito conhecido é o Vignetting, que ocorre quando a câmera expõem sobre um frame de 6x6cm (este efeito também pode ser obtido com a Holga 135 BC que funciona com filme 35mm), deixando as bordas do frame mais escuras que sua parte central. A Holga apresenta 2 seleções de abertura de diafragma. Devido à problemas na linha de montagem nos primeiros anos de fabricação, por algum tempo este switch não apresentava nenhuma função, devendo-se calcular a abertura de f/13 de forma fixa. Certa dificuldade pode ser encontrada por fotógrafos menos experientes ao carregar os filmes de médio formato em uma Holga, sendo que muitas vezes só é possível ter certeza do sucesso desta operação somente após a revelação das fotos. Nas Holga 120 o botão de disparo do obturador fica ao lado da lente, e não no topo da câmera.







Leica Camera AG, (abreviação de Leitz(sche) Câmera) e uma empresa ótica alemã  que tem a sua produção em Portugal , produz todos os produtos com selo Leica. Pertencente a Ernst Leitz GMBH que agora foi divida em 3 companhias. Leica Camera AG, Leica geo systems AG, e Leica micro systems AG, produzindo câmeras, equipamento de pesquisa geológica (Topografia e Geodésica), e microscópios, respectivamente. Leica Micro systems AG é a dona da marca Leica, e licencia o uso para Leica Camera AG e a Leica Geo systems. Suas câmeras são conhecidas por serem as poucas que têm permissão para serem operadas dentro de alguns tribunais devido à sua extrema suavidade ao fotografar (muito silenciosa). Não há espelhos (muito barulhentos e presentes nas reflex /DSLR  comuns) e o obturador é de pano (tecido) .As lentes Leica também fazem parte da linha de câmeras digitais da Panasonic, Lumix. A Leica está particularmente associada com fotografia de rua, especialmente durante o meio-fim do século XX, sendo usada por fotógrafos importantes como Henri Cartier-Bresson.Cameras da Leica, Lentes, acessórios e histórico de vendas são itens colecionáveis. Existem dezenas de livros sobre a Leica e outros guias de colecionadores, notavelmente o "3 volume Leica", um livro ilustrado de história por James L. Lager.Facilmente câmeras raras e acessórios tem valores comerciais muito altos. Notavelmente as câmera Leica suportaram usos militares de alta qualidade, isso fez um comércio de câmeras recauchutadas existir com cópias soviéticas, e ainda selos falsificados







Canon (キヤノン株式会社?) é uma empresa multinacional japonesa que desenvolve e fabrica produtos como câmeras, máquinas de vídeo, faxes, copiadoras, scanners, impressoras, sistemas de imagem, equipamentos ópticos para indústria de semicondutores, lentes profissionais para sistemas de envio de imagens, entre outros.A Canon foi fundada em 1937 em Tokyo, por Takeshi Mitarai,junto do Precision Optical Instruments Laboratory (精機光学研究所, Seiki Kōgaku Kenkyūjo?), fundado em 1933 com o interesse da venda de câmeras fotográficas. O primeiro produto foi fabricado ainda quando a empresa se chamava Kwanon.nome de uma deusa asiática. Após um tempo, a empresa foi nomeada de Canon.O produto original da companhia, a câmera "Kwanon", foi escolhido como uma homenagem à deusa budista da piedade absoluta, Kuan Yin.O nome "Canon" foi escolhido por ter um som semelhante ao nome do primeiro produto, e pelo significado de "Kwanon" implicar em precisão, no que a empresa desejava associar.Fundada em 1937, em Tokyo, Japão, criada por Takeshi Mitarai, com os funcionários da empresa (ainda pequena), o Laboratório de Instrumentos de Precisão (SKK) foi constituído em 1933 para especializar as câmeras fotográficas para melhorem suas qualidades, sendo importadas a alto preço pelos países distintos. O primeiro produto da empresa foi fabricado ainda quando a se chamava Kwanon, nome da antiga deusa da Ásia, e mais tarde a empresa foi se chamar Canon, traduzido pelos Webster's como "padrão de comparações", por causa da ambição de a empresa chegar ao padrão chamado de Alta Tecnologia. A Canon trabalha usando a filosofia Kyosei, que significa "viver e trabalhar juntos em busca do bem estar comum", acreditando no potencial daspessoas.1 A Canon diz se destacar pela grande vontade de trabalhar dos funcionários, que segue a meta de "viver e trabalhar unidos para o bem-estar comum"..2 A empresa também afirma que seu desempenho é resultado do investimento de 10% do lucro da venda de seus produtos, em pesquisas que aprimoram a fabricação de seus produtos. A Canon comercializa atualmente os seus produtos em mais de 200 países com aproximadamente 115 mil funcionários, faturando cerca de 34 bilhões de dólares. A Canon, assim como no Japão, vende câmeras, copiadoras, impressoras, equipamentos óticos e lentes para uso profissionais como as de emissoras de televisão e estúdios cinematográficos.Nos Estados Unidos, é a segunda empresa que mais possui patentes. Para sustentar uma série de pesquisas diárias para aprimorar os produtos, a Canon usa 6 milhões de dólares. 67% do capital lucrado pela Canon, provem da venda de soluções corporativas.1 Em 1996, a Canon lançou um Plano de Excelência Global para que em 2010 a empresa seja uma das 100 empresas que possuem os maiores índices de administração.Em Portugal, estabeleceu-se em 2007 após a aquisição de 100% do capital da Seque (empresa de máquinas fotográficas) e da Copicanola (equipamentos e soluções para o sector empresarial). (Fonte: Canon Global ),








Nikon Corporation (株式会社ニコン, Kabushiki-gaisha Nikon) é uma companhia japonesa  especializada em óptica  e imagem  concorrente da Canon , Sony entre outros. Seus produtos incluem câmeras fotográficas , lentes , flashes , filtros , binóculos , microscópios  e instrumentos de medida.Foi fundada em 1917 como Nihon (Nippon) Kōgaku Kōgyō (日本光學工業株式會社); a companhia foi rebatizada Nikon Corporation (株式会社ニコン), por suas câmeras, em 1988. Em 2002, tinha cerca de 14000 empregados. Nikon é uma companhia do grupo Mitsubishi. O nome Nikon, que data de 1946, é a fusão de Nippon Kōgaku ("óptica japonesa") e imitado do nome Ikon de Zeiss A Nikon na década de 60-70 criou uma série de câmeras(Série F) onde iniciou com a Nikon F, início da década de 70 lançou a Nikon F2, câmera adotada por muitos profissionais da área de fotojornalismo







Pentax todas as marcas essa é a mais moderninha (se formos comparar), nascida em novembro de 1919 a Pentax é conhecida por revolucionar tecnologicamente (no anos 90) câmeras fotográficas profissionais. Seu fundador, Kumao Kajiwara batizou a marca primeiramente de Asahi Kogaku Goshi Kausha – Um nome muito longo e sem nenhuma ligação o nome que acabou ficando finalmente. Estamos falando de uma marca que começou bem pequena, administrada por uma família localizada no subúrbio da cidade de Tóquio no Japão e começou fabricando lentes para óculos e pouco depois passou a fabricar também binóculos. Somente nos anos 30 que a empresa passa a produzir equipamentos fotográficos (somente as lentes) o que em seguida passaram a ser as lentes da Marca Minolta (uma marca de câmeras já reconhecida na época). Desse modo, na medida em que as coisas iam evoluindo, a marca ia também adaptando o nome (melhorando um pouquinho), chegando a ser Asahi Optical Co. Ltd.  Sabemos que tudo se transforma na chegada ou passagem pela segunda guerra. Apesar da marca “participar” produzindo equipamento óptico para o exército japonês, acabou sendo atingida por um bombardeio a empresa passou um tempo fechada e somente depois que ressurgindo das cinzas, volta com todo o vapor produzindo tudo o que já produzia antes só que com mais qualidade. Suas lentes fotográficaSomente em 1952 que a marca lança a sua primeira câmera no mercado japonês e já era SLR que ficou ofuscada pelo brilho e destaque da segunda câmera que fora lançada logo em seguida a famosa Asahiflex IIB – Ela foi a primeira câmera com o sistema de espelhos e retorno automático – Esse sim foi o primeiro e grande avanço da marca, que além de evoluído tecnologicamente era também o produto fotográfico mais prático e fácil de manusear do mercado mundial. que eram fabricadas para a marca Minolta agora também eram fabricadas para a marca Seiko.  junto com essa grande evolução vem também a grande evolução no seu nome (o que já era tempo), ela passou então a ser conhecida como Asahi Pentax. O nome Pentax veio da ferramenta “pentaprisma” (presente nas câmeras SLRs) unido com a palavra “reflex” (do sistema de espelhos). Já com o novo nome os seus produtos começam a ser exportados para vários países, o primeiro foi Estados Unidos, atingindo mais de um milhão de máquinas fotográficas produzidas em 1966.Como já devem imaginar, o nome foi reduzido a “Pentax” pela facilidade de pronuncia em todo lugar do mundo, e assim suas câmeras passaram a carregar também seu nome. A primeira foi a PENTAX 6×7 (máquina de médio formato que foi utilizada pelos fotógrafos mais famosos do mundo), seguida pela famosa linha PENTAX K (que marcou mais uma época -1975- de sucesso em vendas) seguida por outra da mesma linha a PENTAX K 1000 que até pouco tempo atrás foi considerada a câmera mais vendida do mundo Sistemas como foco automático, acessórios, tipos variáveis de lentes, e etc., até chegar na câmera mais leve e fina do mundo: PENTAX ESPIO, e depois foi só uma marca mais famosa que a outra sendo laçada, cada uma com a sua peculiaridade. Acompanhando facilmente a evolução digital sem deixar de ser considerada uma câmera tradicional



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tendência Visual para 2020

Análises sobre arte e design para 2020 e que vão abrir o caminho para uma nova década de mudanças visuais impactantes. De olho nisso, os p...